Sabemos que parece impossível, mas para o site Taste Atlas há pratos portugueses que não são muito bons. A bandeira que levantamos tantas vezes - a qualidade da gastronomia portuguesa - está um pouco tremida depois de ter sido lançado este ranking.
Para esta lista dos "10 piores pratos portugueses" foram registadas 6426 avaliações dos utilizadores do site Taste Atlas. Em primeiro lugar, no pódio do desgosto culinário temos as "Papas de Sarrabulho" de Braga. Se a ideia de misturar carne de porco com sangue já parece ousada, as avaliações sugerem que o resultado é muito questionável.
O "Bacalhau à Zé do Pipo", do Porto, ficou em segundo lugar. Surpreendentemente, o terceiro lugar foi para o "Bolo Rei", que vai agora decorar tantas mesas no Natal. É certo que não é apreciado por muitos, sobretudo por causa das frutas cristalizadas, mas nunca falta numa casa portuguesa, quanto mais não seja como objeto de decoração. Felizmente, há cada vez mais recriações deste iguaria e cada vez mais deliciosas.
As "Cavacas de Margaride" (em quarto lugar) e as simples "Cavacas" (em sexto lugar) também figuram na lista. Parece que há algo nas cavacas que não conquistou o coração do TasteAtlas.
O "Queijo de Figo", do Algarve, (sétimo lugar) também marcou presença, sugerindo que nem todos os queijos merecem ser transformados em iguarias gourmet.
Em nono lugar, temos as "Patas de Veado". O coco, o doce de ovos e a canela não conquistou o público do site Taste Atlas.
Por fim, a "Fogaça da Feira" de Santa Maria da Feira encerra a lista em décimo lugar. Apesar de ter um nome festivo, esta fogaça não conseguiu fazer uma festa para o TasteAtlas.
Apesar de tudo, a gastronomia portuguesa é feita de outros inúmeros pratos e muito deliciosos. Ninguém fica indiferente à frescura e qualidade dos nossos pratos.