Quem tem cães em casa, sabe como é a saga épica dos cães e dos móveis da casa! Se já encontraste o teu cão a roer a perna da mesa de jantar, não te preocupes. É certo que ficas com a mesa estragada, mas pelo menos não és o único com este problema. Este é um problema com o qual a maioria dos donos se depara.


Por isso, para aliviar a vida de quem tem animais de estimação e não quer comprometer os móveis lá de casa, André Santos, o veterinário que costuma dar muitas dicas úteis no Instagram, explicou as principais razões que levam os cães a roer móveis.


Segundo André Santos, os cães bebés são os primeiros suspeitos deste "crime". Eles podem pôr facilmente em prática o seu treino dentário próprio com os móveis lá de casa. Afinal, quem precisa de mordedores quando se tem um móvel bonito? Os cães bebés fazem-no, claro, porque têm os dentes em crescimento, o que causa desconforto dentário.


Depois, os cães com ansiedade de separação também podem estar a contribuir para a "remodelação" dos teus móveis. Para evitar isto, deves estimular o teu cão e ir passeá-lo mais vezes. E isto leva-nos para o terceiro ponto: a falta de estimulação física/mental ou treino. Os cães mais agitados podem sofrer mais com a falta de passeios. Aliás, quem é que gosta de estar entediado? Um cão entediado é como um humano entediado, só que com mais pelo e dentes que gostam de roer.



Por último, mas não menos importante, André Santos destaca os problemas dentários que podem levar os cães a roerem os móveis para sentires alívio da dor. Portanto, é crucial fazer um "check-up" dentário periódico para garantir que os dentes do teu melhor amigo estejam em bom estado.


A próxima vez que vires o teu cão a roer os móveis de casa lembra-te de todas estas razões.

Às vezes, mais do que uma forma de lançarem o caos, os cães podem estar a sofrer de algum problema.