Foi a 30 de novembro de 2017 que Zé Pedro partiu e que deixou o país de luto. A vida e a carreira do eterno guitarrista dos Xutos e Pontapés foram homenageadas e reconhecidas por milhares de portugueses.


Seis anos depois da sua morte, Zé Pedro vai receber agora uma nova homenagem da Câmara Municipal de Lisboa, mais propriamente da freguesia dos Olivais, o sítio que o viu crescer. É lá que o guitarrista dos Xutos & Pontapés terá o seu nome num jardim.


A ideia surgiu de uma "petição pública, encabeçada por um grupo de amigos dos Olivais e reuniu cerca de duas mil assinaturas", tal como escreveu a SIC Notícias. O pedido prendia-se com a atribuição do nome de Zé Pedro a uma rua, a uma praceta ou a um jardim.


Foi escolhido então o jardim dos Olivais, onde o músico "viveu, juntou sonhos, fez amigos, e deu primeiros passos na música", tal como contou a freguesia. O jardim da Rua General Silva Freire vai passar a chamar-se o "Jardim Zé Pedro".



As homenagens não se ficam por aqui, uma vez que a autarquia vai também atribuir os nomes da cantora Madalena Iglésias, da fadista Celeste Rodrigues e de João Pedro Grácio a três ruas.


A autarquia decidiu homenagear a Sara Tavares, que faleceu há cerca de uma semana, propondo "a atribuição, a título póstumo, da Medalha Municipal de Mérito Cultural à artista".


(Imagens: Reuters)