Quem nunca ouviu a mãe ou a avó dizer: "Não sais à rua com o cabelo molhado porque ficas doente"? Afinal, será isto mesmo verdade ou um mito perpetuado de geração em geração? Vamos aos factos.


A ciência diz-nos que não, sair à rua de cabelo molhado não é um convite para ficarmos doentes. Segundo esclarece um artigo do The Washigton Post, as constipações comuns, as gripes e outras doenças respiratórias, incluindo a covid-19, são causadas por vírus, que apanhamos ora por inalação de gotículas e partículas respiratórias de pessoas doentes, ora por tocarmos em superfícies contaminadas.


No entanto, o inverno cria um cenário mais propício para os germes. Temperaturas baixas podem fazer com que certos vírus, como o da gripe, se sintam em casa e se espalhem. De acordo com o mesmo artigo, um estudo de 2018 descobriu que a área dentro da ponta de cada narina contém recetores que podem detetar as bactérias inaladas.


Neste caso, o sistema imunológico envia vesículas extracelulares para o muco do nariz para matar as bactérias antes que elas possam causar uma infeção. O mesmo acontece com os vírus, segundo um estudo de 2022. Só que quando, no inverno, o nariz fica frio, a sua capacidade de desempenhar esta função pode ficar comprometida.

Além disso, no inverno, as pessoas ficam mais doentes porque não passam muito tempo na rua, por causa do frio. Isso mesmo. O truque passa por não te fechares em casa a resguardares-te do frio, mas sim por saíres.



"Durante o inverno, as pessoas reúnem-se em espaços fechados, onde há pouca ventilação", esclarece Monica Gandhi, especialista em doenças infeciosas da Universidade da Califórnia, em São Francisco, citada pelo The Washington Post. Se, nestes casos, alguém estiver doente, a probabilidade de ficares também doente é maior, por não haver essa renovação do ar.


Voltando à questão inicial: sair com o cabelo molhado não te vai transformar num hospedeiro ambulante de germes. A verdadeira ameaça está em lugares fechados, onde as pessoas se aglomeram, a tossir e a espirrar. Ainda assim, com ou sem cabelo molhado, deves sempre sair de casa bem agasalhado. Não te esqueças que o frio provoca alterações no sistema imunitário que favorecem a reprodução dos vírus.

Por isso, da próxima vez que ouvires um "não saias com o cabelo molhado", já sabes o que tens de dizer.