Ahhhhhhh, Portugal! Aquele paraíso fiscal para todos, menos para os portugueses! Os preços das casas, em Lisboa, estão tão altos que até as revistas internacionais fazem artigos sobre isso, como é o caso da revista Fortune.

Segundo a publicação, os preços das casas em Lisboa atingiram níveis estratosféricas, superando até mesmo cidades glamorosas em Milão, Madrid e Berlim. Tudo isto depois de, em tempos, termos conseguido atrair estrangeiros ricos com incentivos ao investimento.


Apesar de o governo português ter decidido encerrar o programa de vistos gold e reduzir os incentivos fiscais, o artigo frisa que estas medidas não foram suficientes para acalmar o mercado imobiliário português. Só para teres uma noção, em novembro, os preços aumentaram 5,8%, alcançando a "modesta" marca de 5.426 euros por metro quadrado.



Enquanto o governo tenta "resolver" a situação, o número de casas disponíveis atingiu o nível mais baixo em 15 anos e, as poucas que existem estão ao preço que todos sabemos: inacessíveis aos portugueses. Os salários dos portugueses estão entre os mais baixos da Europa Ocidental e servem, na sua maioria, para financiar alugueres caros de casas em subúrbios e muitas vezes sem condições dignas.


São muitos os portugueses que se veem obrigados a trocar uma casa por uma tenda. O artigo dá o exemplo da Quinta dos Ingleses, uma pequena área florestal nos arredores de Lisboa, onde foram montadas 40 tendas, para viverem portugueses, que trabalham, mas que não têm dinheiro para pagar uma renda de uma casa.

aqui um resumo de toda a situação imobiliária vivida em Portugal.