O que é o Natal se não houver bacalhau na mesa? É o rei da nossa consoada e, apesar de ser muito versátil, é difícil de cozinhar sobretudo se não seguires estas dicas.

O primeiro segredo e que vai ditar o sucesso ou fracasso de todos os teus pratos de bacalhau é: o bacalhau não é lá muito fã de água a ferver. Sim, é verdade, o bacalhau tem as suas preferências culinárias e não gosta de ser submerso num tumulto de bolhas frenéticas.


A tradição de cozinhar o bacalhau no fervor do tacho, entre couves e batatas, é, na verdade, meio caminho andado para ficar com o prato estragado e sem sabor. Após passar meses em cura de sal, o bacalhau já sofreu o seu primeiro encontro com o calor. Portanto, quando chega a hora de o cozinhar, o trato deve ser mais delicado. Temperaturas baixas e duração breve são a chave para evitar transformar o bacalhau em algo sem sabor, rígido e fibroso. Afinal, ninguém quer uma posta de bacalhau que mais parece um exercício de resistência para os dentes, certo?



Então, como preparar o bacalhau perfeito? A Proteste partilhou algumas dicas valiosas:

1 - Evita fervê-lo, já que isso pode comprometer o sabor do bacalhau;

2 - Se a receita pedir um forno, faz um pré-cozimento, durante 10 minutos, com todo o carinho que o bacalhau merece. Cozinha em lume brando e reserva o caldo para outras aventuras culinárias.

3 - Para intensificar o sabor marinho irresistível, rega o bacalhau com azeite, envolve-o em ervas aromáticas ou mergulha-o em leite. Deixa descansar, marinar e absorver estes ingredientes, porque, afinal, até o bacalhau merece um spa gastronômico antes de brilhar na mesa.


Como vês, cozinhar bacalhau não tem de ser um bicho de sete cabeças. Pega nestas dicas e brilha na tua ceia de Natal com um bacalhau de comer e chorar por mais.