Ver crianças a fumar é uma coisa pouco usual, menos em Vale de Salgueiro, uma freguesia do município de Mirandela, que todos anos dá cigarros a crianças nos Reis para elas fumarem.


Apesar de antiga, esta tradição não deixa de causar polémica tanto em Portugal como lá fora. Agora, foi a vez do jornal El Mundo escrever uma notícia sobre esta tradição peculiar que parece ter resistido ao teste do tempo. O jornal espanhol não deixou passar despercebida esta prática "tão marcante" que acontece "todos os anos" e que é alvo de críticas pelo incentivo aparentemente bizarro às crianças para que fumem nos dias 5 e 6 de janeiro.



Numa terra com apenas 344 habitantes, as comemorações do Dia de Reis em Vale de Salgueiro são um espetáculo à parte. Além da típica música, dança e fogos de artifício, as crianças, em vez de se dedicarem a pedir doces ou pequenas lembranças, são vistas descendo às ruas em busca de cigarros ou recebendo generosamente o controverso presente dos pais.


O autarca local, Carlos Cadavez, defende com unhas e dentes esta tradição que, segundo ele, não causa desconforto algum nos habitantes. Segundo afirmou, já em 2019, numa entrevista à AFP, Cadavez explicou que esta prática é muito antiga e que simboliza um ritual de passagem para a tão aguardada fase adulta.

Mais do que uma tradição, oferecer cigarros às crianças, nesta freguesia, é uma herança cultural inquebrável, um elo entre gerações, por mais estranho que possa parecer ao mundo exterior.