O tempo antes e durante o Natal esteve muito frio, com temperaturas bastante baixas, e até negativas, em todo o país. Depois veio a chuva e os termómetros subiram e agora chegou uma massa de ar polar que veio, de novo, trazer o frio. É uma massa de ar polar que já trouxe neve, de acordo com o IPMA, nos pontos mais altos da Serra da Estrela, e também temperaturas negativas em algumas zonas do país.


É já esta terça-feira que se vai registar um pico nesta vaga de frio. "A metade norte de Portugal, sobretudo nos dias 9, 10 e 11, será mais afetada. E mesmo no litoral norte podemos ter temperaturas no limiar do ponto de congelação de 0º e -1º", explica o climatologista Mário Marques à SIC.


O que é que podemos esperar? Uma descida das temperaturas máximas e mínimas, de praticamente um grau ou dois a cada dia. Por exemplo, na quinta e sexta-feira, em Lisboa, vão estar 5 e 3 graus de mínima, respetivamente. No Porto, a partir da quinta e sexta-feira, as mínimas estarão nos 3 graus.


Como vai estar tanto frio, e a gripe anda aí, nada como usares camadas de roupa e beberes muitos líquidos quentes para te hidratares. Também tens a música do Café da Manhã da RFM - "O que será? É a gripe A" - para te animar nesta altura em que as gripes, sobretudo a A, andam aí em força.


Podes ver, aqui, a previsão das temperaturas, em Portugal.