O despertador toca de manhã e qual é a primeira coisa que fazes? Desligas e viras-te para o outro lado da cama? Espreguiças-te com vontade? Vais à casa de banho? Corres para o teu telemóvel para veres as notificações? Bebes uma chávena de café?


Entre todas estas atividades, há muitas outras que podem fazer parte da tua rotina matinal, mas, provavelmente, algumas deverias evitar. Pelo menos é o que diz um especialista em sono, Rex Isap, citado pelo The Huffington Post.


São elas:


1. Beber café


Se não consegues acordar sem uma chávena de café fica a saber que esse é um "hábito muito contraprodutivo". O ideal é "esperar, pelo menos, uma hora" para que consigas "aproveitar todos os benefícios da cafeína".

Assim que acordas, "os níveis de cortisol e a hormona do stress estão no seu pico" e, surpreendentemente, "o cortisol aumenta o estado de alerta".

Por isso, "a ingestão de cafeína quando os níveis de cortisol já estão elevados pode contrariar este efeito, levando possivelmente a uma tolerância à cafeína".

O ideal é então esperar uma hora para que os "níveis de cortisol e o sono possam apreciar a pausa".



2. Utilizar aparelhos eletrónicos


Se a primeira atividade que fazes é olhar para o telemóvel deverias pensar duas vezes. Navegar pelo feed do teu Instagram ou do TikTok é uma forma de perderes a noção do tempo e o foco logo pela manhã.

E mais! O uso excessivo do telemóvel pode levar a uma patologia que se chama visão turva. Significa que não vês algo com nitidez e clareza e pode provocar dores de cabeça.



3. Saltar o pequeno-almoço


Há quem acorde sem grande vontade de comer e está tudo bem. Só que não é bom que passes a manhã toda sem comer! Podes não tomar o pequeno-almoço logo assim que acordas, mas o ideal seria que comesses algo uma ou duas horas depois.

Saltar a hora do pequeno-almoço pode provocar fome ao longo da manhã e ainda o desejo por alimentos calóricos, como bolos, fritos e salgados.