Todos temos de usar detergentes para limpar e lavar. Se nos focarmos apenas na cozinha, por exemplo, e apesar de podermos ter máquina de lavar louça, é frequentemente necessário lavar louça ou outros objetos à mão e os detergentes são, por vezes, usados sem grande preocupação.
Também nas outras divisões da casa é preciso usar produtos de limpeza e detergentes diversos e isto representa uma boa fatia de custo na conta do supermercado.
Como é com pequenos gestos que conseguimos gastar menos dinheiro, aqui ficam algumas dicas para poderes, neste caso específico, poupar na conta do supermercado.
- Sempre que vires detergentes ou produtos de limpeza (de que precisas) em promoção, compra uma embalagem, mesmo que ainda os tenhas a uso.
- As marcas brancas podem ser um opção. Embora não sejam de uma marca específica, os produtos serão também bons para limpar e lavar.
- Evita produtos descartáveis como por exemplo esfregões que se deitam fora, ou material em papel. É mais económico se usares panos que se podem lavar e reutilizar.
- Tenta usar detergentes que servem para vários propósitos de limpeza, em vez de utilizares produtos específicos para cada um dos objetos que tens de limpar. Desta forma, otimizas os produtos e compras um ou dois em vez de 5 ou 6 diferentes.
- Tem em atenção as quantidades. Não é por usares mais quantidade de produto que as coisas ficam mais limpas.
- Há sempre outras opções artesanais, para além dos detergentes que compramos no supermercado. O limão, o vinagre, o bicarbonato de sódio são alternativas. Há várias receitas caseiras que podes consultar online, onde te explicam as quantidades e quais as melhores escolhas para os vários objetos a limpar e lavar.