Se és do Porto ou se estás pelo Porto, muita atenção!
Não te fies nas horas do relógio da Torre dos Clérigos porque está atrasado 40 minutos e tudo por causa de um turista, pelo menos assim se suspeita.
Por isso, se tens um compromisso e não queres mesmo chegar atrasado o melhor é confiares apenas no teu relógio/telemóvel.
Apesar de não ter sido possível identificar o responsável por esta proeza mecânica, António Tavares, o diretor executivo da Irmandade dos Clérigos, aponta os turistas como os principais suspeitos, argumentando que nos últimos dias "apenas têm sido turistas a subir à torre".
O turista em questão deve ter achado que o tempo no Porto era demasiado acelerado e decidiu atrasá-lo.
Com uma curiosidade maior do que ele e com a vista na ponta dos dedos, o turista decidiu explorar os veios mecânicos do relógio, o que resultou num atraso de 40 minutos.
António Tavares revelou que um dos veios é bastante acessível e que qualquer pessoa lhe pode tocar. Mas calma! O turista pode respirar de alívio porque não é a primeira vez que isto acontece.
Felizmente, a reparação vai acontecer já na manhã desta quarta-feira.
Parece que mexer com o tempo não é uma tarefa barata. António Tavares não revelou os custos exatos, mas disse que se trata de "valores significativos", aumentando ainda mais o investimento já considerável que tem sido feito na manutenção e melhoria do relógio ao longo do tempo.