O melhor tenista português de sempre no ranking mundial e único a conquistar títulos de singulares no circuito ATP vai despedir-se dos courts muito em breve.

Aos 34 anos, João Sousa vai dizer adeus ao ténis numa competição onde já foi muito feliz: Estoril Open.

Foi nos courts do único torneio ATP português que João Sousa conquistou o título de singulares, tendo sido o único português a fazê-lo.

E, como tal, vai querer despedir-se rodeado de amigos e apoiantes e, quem sabe, com um outro título na mão.

A decisão de João Sousa pendeu para o abandono dos courts, uma vez que tem tido algumas lesões físicas, nos últimos anos. Destaca-se uma fissura no pé esquerdo que o obrigou a terminar precocemente a temporada de 2019 e um problema nas costas.

"Os últimos tempos têm sido difíceis para mim, tenho tido uma série de lesões que me têm impedido de jogar ao mais alto nível e poder desfrutar dentro do campo.
Tenho lutado contra isso, mas o meu corpo e a minha mente têm mostrado sinais extremos de cansaço e dores diárias. Após um período de muita reflexão, queria comunicar que decidi retirar-me do ténis profissional e que o Estoril Open deste ano será o último da minha carreira", explicou o jogador, citado pelo Record, numa conferência de imprensa, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.



De 30 de março a 7 de abril, o Estoril Open vai ter, com certeza, um gostinho especial, sobretudo, para João Sousa e para todos aqueles que o vão ver jogar ténis pela última vez.

"Esta decisão vem com muitas emoções muito fortes, mas olhando para trás sinto orgulho no que alcancei e no legado que deixo. Durante este percurso, tive a honra de representar Portugal em torneios em todo o planeta. Sinto orgulho pelo que atingi e gosto de pensar que contribuí para o desenvolvimento do ténis em Portugal", acrescentou João Sousa, emocionado.

Foi em 2007 que o melhor jogador de ténis português se tornou profissional e, ao longo de 17 temporadas no circuito mundial de ténis, conquistou quatro títulos ATP (Kuala Lumpur em 2013, Valência em 2015, Estoril Open em 2018 e Pune em 2022) e chegou mesmo a alcançar o 28.º lugar no ranking ATP, em maio de 2016.

No que toca ao Estoril Open, a RFM, como sempre, vai estar lá também e vai mostrar-te todas as emoções!


(Imagens: Reuters)