Vencer a batalha contra o cancro é sempre um bom e enorme motivo para celebrar e o IPO do Porto decidiu elevar a fasquia. A palavra "demasiado" não entra na equação quando se trata de uma história de superação.
O IPO do Porto decidiu colocar dois sinos no hospital não para anunciar tristezas, mas para celebrar conquistas. Sempre que se ouvem os sinos nos corredores sabe-se que é um bom dia: significa que uma criança está curada.
O "Sino da (Espera)nça" trouxe consigo uma aura de otimismo, inspirado no movimento "Ring the bell for cancer" dos Estados Unidos. Existem dois, no IPO do Porto, com 19 quilos cada, e foram ambos estrategicamente colocados no coração do hospital - um no hospital de dia e outro na ala de internamento. Gravada em cada peça, está uma mensagem simples, mas carregada de significado e que todos querem dizer, quando atravessam uma luta contra o cancro: "Lutei. Venci. Toco o sino para celebrar".
A criação destes sinos não foi apenas um ato de fabricação, mas sim um processo carregado de emoção, realizado pela Jerónimo Fundição de Sinos de Braga, uma empresa familiar com uma longa tradição na arte de fundir sinos. Mais de uma dezena de crianças, algumas ainda em tratamento e outras que já conquistaram a vitória, participaram de perto no processo de criação. Viram os materiais a serem moldados e a forja a dar origem a estes sinos de esperança.
"É uma espécie de anúncio à família hospitalar, um momento de partilha entre doentes, famílias e equipa de profissionais", partilhou Filomena Maia, educadora de infância no IPO do Porto, citada pela SIC Notícias. Estes sinos não só celebram a vitória de cada criança, mas também unem todas as famílias que todos os dias vão ao IPO do Porto para travarem a batalha contra o cancro.