Chegou o dia em que a Zara Home é acusada de plágio. Estar a par das tendências e produzir em série são coisas que às vezes colocam em causa a criatividade e, por vezes, confunde-se a inspiração com plágio. Terá sido este o caso?


A Zara Home está a ser acusada de copiar o padrão de uma toalha da loja familiar Eturel, situada nos arredores de Madrid. Quem avançou com a acusação foi a própria loja familiar que afirma que o padrão é propriedade sua.


No centro da polémica está a coleção 'Volver a Casa' da Zara Home, cujas toalhas de mesa foram rapidamente identificadas pela Eturel como uma imitação do seu tecido original alpujarreño. Num vídeo compartilhado nas redes sociais, Eduardo Turel, o responsável pela Eturel, não poupou nas palavras, acusando a Zara Home de lançar um ataque contra o comércio local.



Apesar de os padrões serem muito semelhantes, há uma diferença: o preço. Enquanto a toalha de mesa da Eturel atinge o preço de 69,90 euros, a versão da Zara Home está disponível por 39,90 euros. As inspirações por detrás dos padrões da Zara Home permanecem envoltas em mistério, enquanto a Eturel afirma orgulhosamente a sua autenticidade artesanal.


O drama atingiu o ápice quando o vídeo, feito pelo responsável da loja Eturel, foi massivamente partilhado e levou a Zara Home a recuar e a retirar a toalha de mesa da coleção. Para a Eturel, este foi um triunfo do comércio justo e respeitoso e um golpe contra os gigantes.