A primavera chegou e mal podemos esperar por aqueles dias a passear por um parque e a terminar numa esplanada a comer um belo gelado. Um perna de pau para quem é nostálgico, um Magnum para quem gosta de algo mesmo doce e com um toque mais gourmet ou os clássicos que não trocam o cornetto nem por nada. Já sentimos a boca a salivar.


Só que este verão os gelados estão ameaçados! Como assim? A Unilever, a multinacional que gere o negócio dos gelados como a Ben&Jerry’s, a Magnum e a Cornetto, emitiu um comunicado oficial a dizer que decidiu separar as marcas de gelados das restantes que detém e melhorar, assim, a situação financeira da empresa. Com isto, serão cortados mais de 7000 postos de trabalho e nós, clientes e amantes de gelados, poderemos passar um verão sem sentir aquele sabor delicioso do Magnum ou nunca mais sentir aquele refrescante "Olá" nas nossas bocas.



O ritual anual de descobrir os novos cartazes dos gelados que se tornou num marco nas nossas vidas também pode estar em risco. A sazonalidade dos gelados e a logística complexa envolvida na sua produção são apontadas como as razões para esta medida radical. Enquanto os mercados acionistas celebram, os amantes de gelados tremem com a possibilidade de verem os seus favoritos a desaparecerem das prateleiras dos supermercados.


A incerteza paira sobre o futuro dos nossos sabores favoritos e só nos resta esperar, manter a esperança e encher o nosso congelador de gelados enquanto os há à venda. Para já, podemos ainda não sentir este corte, porque a operação deverá ser implementada até finais de 2025.