Este sábado foi cheio de coisas boas. Para além dos Prémios RFM, fomos surpreendidos com um meteorito que iluminou os céus de Portugal e Espanha. Por volta das 23h50, um clarão monumental, com cores que variavam entre azul e verde, deixou os que tiveram oportunidade de o ver de boca aberta.


O fenómeno, que até agora carece de uma explicação oficial, rapidamente foi descrito nas redes sociais como uma "bola de fogo" e especulou-se que pudesse ser um meteoro ou meteorito. Inicialmente, correu a informação de que o meteorito tinha caído em Castro d'Aire, mas a Proteção Civil nada encontrou.

Ainda há muitas dúvidas sobre a natureza do objeto. As teorias abundam, variando entre fragmentos de asteroides, pedaços de cometas e até lixo espacial. Algumas hipóteses sugerem que o objeto misterioso se tenha desintegrado a cerca de 60 quilómetros de altitude sobre o Oceano Atlântico, frustrando as esperanças dos caçadores de meteoritos.



Mas a falta de evidências físicas não impediu que a criatividade aflorasse. Num verdadeiro espírito empreendedor, já surgiram no OLX pedaços de "meteoro" à venda por preços que variam de módicos 15 euros a exorbitantes 5 mil euros. Um dos anúncios mais notáveis foi exibido por Ricardo Araújo Pereira, na SIC - a partir do minuto 20:30 -, que, com o seu humor característico, mostrou a rapidez em capitalizar sobre o mistério.