Há dias assim: em que chegas a casa e tudo o que te apetece para jantar é uma boa taça de cereais. Não há nada mais simples, rápido e reconfortante. Agora, imagina estares prestes a levar uma colher com cereais à boca e, ao trincares, apanhas um pedaço tão duro que quase partes os dentes.


Os cereais Corn Flakes Cocoa da Kellogg’s têm sido um verdadeiro alvoroço. Lançados em janeiro em vários países europeus, incluindo Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Itália, os cereais estão a ser retirados temporariamente do mercado devido a um "defeito de qualidade".


Segundo a CNN, que cita a Food Standards Agency (FSA), do Reino Unido, foi emitido um aviso para que os consumidores não comam estes cereais. Esta decisão veio após reclamações de consumidores no Reino Unido, Espanha e Itália sobre "pedaços duros de cereais" que representam riscos de danos dentários ou de asfixia.


A Kellogg’s justificou que a formação de aglomerados de cereais durante a produção pode ser normal e que geralmente se partem ao serem comidos ou ao serem colocados no leite. No entanto, os consumidores afirmam que a situação parece ser mais grave do que uma simples ocorrência normal.

Até ao momento, não há registos de incidentes, e a situação não foi reportada em Portugal, onde o produto ainda está à venda. A FSA classificou o produto como "impróprio para consumo" e recomendou que os consumidores que adquiriram o produto entrem em contacto com a marca para mais informações.