A natureza tem-nos presenteado com fenómenos raros e surpreendentes. Depois das improváveis auroras boreais e da queda de um meteoro, eis que surge mais um momento raro e incrível: uma nuvem colorida.
Imagina o impressionante que é estares a olhar para o céu e, de repente, seres presenteado com uma nuvem colorida, que mais parece uma obra de um pintor impressionista. Foi exatamente isso que aconteceu na última quinta-feira, quando uma nuvem iridescente se exibiu com todas as cores do arco-íris, para surpresa e encanto dos habitantes.
Para os mais curiosos, José Miguel Viñas, divulgador científico e meteorologista, oferece uma explicação na sua obra "Conocer la Meteorología – Diccionario Illustrado del Tiempo y el Clima", citada pelo jornal O Minho: "este fenómeno ótico, que mais parece ter saído de um sonho lisérgico, ocorre em nuvens altas e médias que estão a uma curta distância angular do sol. A magia, diz ele, está na difração da luz – basicamente, quando a luz solar se espalha ao passar por minúsculas gotículas de água e cristais de gelo nas nuvens."
Infelizmente, nem todos tivemos a oportunidade de ver este fenómeno raro, mas a boa notícia é que as imagens começaram a circular nas redes sociais.