O ranking que avalia os melhores países, para pessoas a morar no estrangeiro, foi divulgado e Portugal entra na lista, mas com uma queda de cinco lugares.

Portugal é conhecido por ser um país caloroso e muito disponível para com os turistas que adoram explorar os tesouros escondidos no nosso país.

No entanto, alguns fatores nacionais não foram os mais favoráveis para Portugal receber uma classificação elevada.


O ano passado, Portugal ficou em 10º lugar na lista e este ano desce para 15º, no ranking da Expat Insider 2024, que é elaborado pela Internations desde 2014 e que avalia 53 países.

O troféu foi conquistado pelo Panamá, que subiu do 3º lugar, e logo a seguir temos o México e a Indonésia.

Em 4º lugar, surge um país bastante próximo de nós – Espanha – que ficou no topo do índice que mede a qualidade de vida. A Colômbia ocupa o 5º lugar.


A classificação de Portugal tem por base o resultado obtido no índice de trabalho no exterior e nos fatores considerados mais relevantes para os estrangeiros, como é o caso da habitação, idioma e serviços digitais. Aqui, Portugal não teve uma boa classificação e foi dada uma baixa pontuação para a felicidade geral com a vida no país.

Os estrangeiros apontam mesmo dificuldades em encontrar oportunidades profissionais e nas burocracias que enfrentam para conseguirem depois trabalhar no país.


Apesar de tudo, Portugal continua a ter imensos aspetos positivos e ocupa o 7º lugar no índice de qualidade de vida, o 13º nas finanças pessoais e o 15º na facilidade de integração.


O último lugar no ranking é ocupado pelo Kuwait, em 53º, que tem muito próximos a Turquia, em 52º e a Finlândia em 51º, sendo que este último teve uma queda abrupta na pontuação, passou de 16º para 51º.