Ah, os centros comerciais! Esses paraísos de consumo para uns e um pesadelo para outros. Mas vamos falar para quem gosta sobretudo de passar horas e horas nestes espaços a perder a conta ao dinheiro que gasta. Já foste aos saldos? Se não, lê atentamente este texto antes de ires.


De certeza que já te aconteceu passares cinco horas dentro de um centro comercial, sem te dares conta. Entras de dia e sais à noite! Pior: nem dás pelo tempo a passar! Porque será? Não és o único a sentir isto e esta sensação não é ao acaso. Aliás, é mesmo provocada pelos próprios centros comerciais que, por norma, não têm janelas para o exterior - ou se têm quase passam despercebidas de tão pequenas que são.


Parece um detalhe insignificante, mas a falta de janelas é uma estratégia astuta que faz com que os clientes gastem mais. Burt Flickinger, especialista em vendas a retalho, explicou à "CNN Brasil" que a ausência de janelas cria uma sensação de atemporalidade e conforto, fazendo com que as pessoas gastem mais. É como se o tempo parasse.


Sem janelas, os clientes ficam alheios ao que acontece lá fora. Não importa se está sol ou uma tempestade. O ambiente de centro comercial, sem distrações para a rua, permite que as pessoas se concentrem apenas nas lojas e na experiência de compra. Além disso, mais paredes significa mais espaço para prateleiras repletas de produtos, incentivando os consumidores a comprar mais do que aquilo que realmente precisam.


Essa lógica não se aplica apenas aos shoppings. Os supermercados também adotaram a ausência de janelas. Outra razão plausível e que não tem nada que ver com lucro, é o facto de a luz solar poder danificar os produtos, daí os supermercado optarem pela ausência de janelas.


Os carrinhos de compras logo à entrada dos supermercados são outro truque engenhoso. Enquanto um cesto enche rapidamente, um carrinho oferece muito mais espaço, incentivando os clientes a adicionarem itens que nem estavam na lista. Quanto maior o carrinho, mais produtos tendes a comprar.


E aqueles preços terminados em 1,99€ ou 2,99€? Esta estratégia faz parecer que estás a pagar menos, mas é tudo uma ilusão. Parece que o produto custa um euro em vez de dois, ou dois euros em vez de três, fazendo com que cedas mais facilmente à tentação de comprar.


Os produtos mais caros são frequentemente colocados à altura dos olhos, onde chamam a atenção imediata do consumidor. Alternativas mais baratas são posicionadas em prateleiras superiores ou inferiores, quase escondidas, obrigando os clientes a fazer um esforço extra para encontrá-las.


Já reparaste também que as lojas mais luxuosas costumam ficar próximas dos parques de estacionamento? A lógica é simples: quem chega de carro geralmente tem mais poder de compra.


Da próxima vez que visitares um centro comercial ou supermercado, fica atento a estes detalhes!