Pela primeira vez, a equipa olímpica portuguesa, que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, vai ter mais mulheres atletas do que homens. No total, são 73 atletas portugueses qualificados, em que 37 são mulheres e 36 são homens.
Apesar de ser apenas um atleta de diferença, este é um momento significativo na história do desporto português, até porque este é o maior contingente feminino que Portugal já enviou para os Jogos Olímpicos.
Nos Jogos de Tóquio 2020, foram 36 as mulheres que representaram Portugal, num total de 92 atletas. Com a qualificação para os próximos Jogos, o total de mulheres que já representaram Portugal em Jogos Olímpicos chega a 135, de um total de 795 atletas portugueses.
Este aumento na representação feminina é um reflexo do esforço do Comité Internacional Olímpico e da organização dos Jogos Olímpicos para alcançar a paridade de género, um objetivo que Portugal conseguiu cumprir com distinção.
Curiosamente, há modalidades em que apenas atletas femininas vestem a camisola portuguesa. No surf, por exemplo, as únicas qualificadas são Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. No breaking, uma modalidade que faz a sua estreia nos Jogos Olímpicos, a representante portuguesa é Vanessa Marina. Filipa Martins será também a única atleta a competir na ginástica artística. No tiro, a representação portuguesa será feita exclusivamente por Inês Barros.
Este marco representa não apenas uma vitória para o desporto feminino em Portugal, mas também uma inspiração para futuras gerações de atletas.
Ouve aqui a música que a RFM e os Xutos e Pontapés fizeram para apoiar os nossos atletas.