O anúncio desta medida, feito pelo gabinete de Turismo da capital dinamarquesa, citado pelo The Economic Times, trouxe uma boa nova para os amantes da sustentabilidade: a partir de 15 de julho - e até 11 de agosto - quem ajudar a cuidar do meio ambiente poderá saborear almoços gratuitos, cafés, visitas a museus, copos de vinho e aluguer de caiaques. Tudo isto sem gastar um cêntimo.
Segundo o mesmo jornal, tudo o que os turistas terão de fazer são ações simples como apanhar lixo, usar transportes públicos ou pedalar pela cidade. Rikke Holm Petersen, a responsável pelo Turismo, chamou esta iniciativa de "um pequeno passo para a transição ecológica". E, convenhamos, um passo bem saboroso!
Este projeto terá por base a confiança em cada um. Ou seja, não haverá ninguém a verificar se andaste a ser amigo do ambiente, no entanto poderão existir sítios onde terás que mostrar fotografias das tuas boas ações.
Até ao momento, 24 organizações, incluindo museus, bares e até instituições de caridade, que oferecem passeios de caiaque, já aderiram ao projeto-piloto. O sucesso deste projeto determinará se será prorrogado durante o resto do ano.
Até lá, o melhor é mesmo aproveitares a generosidade desta cidade.