Curto, pelos ombros, comprido, solto, em rabo de cavalo ou entrançado, o cabelo é usado da forma que mais agrada a cada pessoa e, por norma, as mulheres são quem costuma preferir o cabelo mais comprido e os homens gostam de o ter mais curto.

Reuben Looks Twice Jr. decidiu fugir às normas e deixar crescer o cabelo e, com apenas 17 anos, é agora o rapaz com o cabelo mais comprido do mundo.


A conquista foi, no entanto, quase uma obrigação. Desde os dois anos que Reuben evita os barbeiros e cabeleireiros porque sofre de tonsurafobia - medo de cortar o cabelo - e, em pequeno cortava apenas as pontas em casa até que deixou de o fazer por completo.

Se alguns medos se metem no caminho das pessoas, este valeu ao rapaz uma cabeleira de 1,61 metros e um recorde do Guiness. Para além do medo, Reuben mantém o cabelo comprido como forma de honrar a sua tribo e as suas raízes.


Culturalmente, o povo Lakota tem cabelo comprido. Faz parte do nosso Nagi (Espírito). É quem sou”, revela o nativo americano, de Rapid City, Dakota do Sul, nos Estados Unidos ao Guiness World Records.



Apesar do cabelo longo e de provocar inveja, a verdade é que a vida de Reuben não é fácil.

O rapaz tem por norma usá-lo entrançado e, assim, livra-se de levar constantemente com o cabelo na cara quando está mais vento.


No entanto, Reuben passa também horas a cuidar do cabelo antes de sair de casa. São 20 minutos a lavá-lo com champô e amaciador, diariamente, e depois mais de uma hora para o secar.

Mas não fica por aqui. A trabalhar os braços, o rapaz passa ainda mais uns 10 minutos a desembaraçar e escovar o cabelo e ainda a entrançá-lo.


Reuben não planeia cortar o cabelo, apesar do trabalho que dá e de ficar preso nas portas dos carros, como revela ao mesmo meio, e pretende continuar a honrar os seus antepassados. E, dessa forma, assim que fizer 18 anos passa a ser o homem (e não o rapaz) com o cabelo mais comprido do mundo no Guiness.



(Imagens: X - Reprodução de Vídeo)