Para quê ter um cão ou um gato quando podes ter duas cobras pítons em casa? Calma, antes de começares a ter ideias, conhece aqui esta história.


No dia 25 de julho, a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, identificou um homem de 49 anos no concelho de Peniche por posse ilegal de duas cobras pítons, espécies consideradas perigosas.


Por colocar em risco a segurança pública e a biodiversidade, as espécies foram apreendidas pelas forças de segurança e o homem foi obrigado a pagar uma multa.


As buscas foram levadas a cabo pelos elementos do SEPNA, em conjunto com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Depois de fazerem uma busca domiciliária, apreenderam os animais, uma Piton-reticulada (Python reticulatus) e uma Piton-indiana (Python molurus), ambas da família Pythonidae, revela a GNR.


A detenção ilegal de algumas espécies de animais está sujeita a uma coima que pode chegar ao valor máximo de 200 mil euros. E para onde foram as cobras? Para o Parque Zoológico de Lagos, de forma a estarem num ambiente adequado e seguro.