Portugal é conhecido pela sua temperatura quente e que convida a banhos. Foi a pensar nisso que o canal de notícias ‘Euronews’ decidiu divulgar as cinco melhores praias portuguesas.
Estender a toalha, pôr os pés na areia e dar uns mergulhos para refrescar fazem parte do plano de férias para aproveitar o calor desta estação, tanto dos portugueses como dos turistas.
De folgas do trabalho ou mesmo de férias, conhece aqui as praias que vais querer visitar sem precisares de viajar até outro país.
Praia da Falésia
Situada entre Olhos de Água (Albufeira) e Vilamoura (Loulé), tem mais de seis quilómetros de costa e é visitada frequentemente por turistas que vêm de todos os cantos do mundo.
O canal destaca as “(…) falésias de arenito de cor ocre, características da região, enquadradas por pinheiros mansos e vegetação autóctone (…)”.
Esta não é a primeira vez que a praia da Falésia é destaque numa publicação. Este ano, foi eleita a melhor do mundo nos Traveller’s Choice Awards de 2024, pela Tripadvisor.
A praia algarvia foi distinguida com Bandeira Azul e é também o local ideal para longas caminhadas junto ao mar, onde as águas tépidas convidam a banhos.
Praia da Nazaré
A praia da Nazaré é o destino ideal para surfistas, não tivesse sido esta a praia onde Garrett McNamara surfou uma onde de 23,77 metros, que, na altura, bateu o recorde mundial, e onde as ondas “(…) podem chegar aos quase 30 metros de altura”.
Para dar umas braçadas nem sempre é o sítio ideal, no entanto, a praia é destaque pelos traços históricos que ainda mantém como as tradicionais barracas de lona com riscas de cores fortes e a sua beleza e tradição impressionam quem a visita.
A publicação recomenda, aqui, “(…) subir ao Sítio, através do ascensor com mais de cem anos que liga o centro da Nazaré ao seu ponto mais alto.”, e, desta forma, tirar o maior partido da vista.
Praia de Benagil
Localizada na costa algarvia, a Praia de Benagil, na Lagoa, “é uma das principais atrações turísticas” na localidade onde “(…) as arribas recortadas formam grutas e algares”, destaca a Euronews.
Se decidires ser mais aventureiro nas tuas férias e acabares a explorar as grutas que aqui encontras, quando terminares podes sempre aproveitar para descansar e, quem sabe, dormir uma sesta, na praia, ou ir dar um passeio de barco, se não conseguires ficar quieto.
O aspeto negativo que a publicação refere é a falta de comodidades para desportos aquáticos ou aluguer de espreguiçadeiras (…) dada a reduzida área útil deste local”.
Praia de Moledo
Se preferes fugir ao Sul nos meses quentes - e poupar a carteira - a norte encontras a Praia de Moledo, em Caminha.
A publicação destaca as “(…) boas condições para a prática de surf e mesmo de windsurf durante o verão (…)”.
Apesar do mar ser mais forte, a vista do Monte de Santa Tecla, a ilha do Forte da Ínsua e a Mata do Camarido compensam a visita.
Praia do Porto Santo
As ilhas não ficaram de fora desta lista e na costa sul da ilha de Porto Santo, na Madeira, fica uma das melhores praias de Portugal, a única praia com areia do arquipélago, segundo esta lista.
A Praia do Porto Santo encanta por ter “um areal dourado e fino e um mar de águas calmas e cristalinas, com temperaturas agradáveis”.
Esta paz na ilha valeu-lhe a distinção de “Melhor Destino de Praia da Europa”, nos World Travel Awards.
Para além de ser ideal para ir a banhos e praticar desportos náuticos, a Praia do Porto Santo tem propriedades terapêuticas escondidas na areia e atrai pessoas com problemas ortopédicos e reumáticos, como descreve a publicação.