O calor dificulta-te o sono e só empurras os lençóis para o fundo da cama e mesmo assim não é suficiente? As temperaturas altas são uma dor de cabeça e, muitas vezes, obrigam a medidas mais drásticas para que o teu sono não seja perturbado.
Se desligas o ar condicionado porque te deixa a garganta irritada e acabas por ligar uma ventoinha para o quarto ficar mais fresco e arejado, é melhor não o voltares a fazer, é prejudicial para a saúde.
A informação foi avançada por um especialista em sono, Martin Seeley, em declarações ao jornal Daily Express.
Os maiores problemas que podes enfrentar com esta prática recaem sobre dificuldades respiratórias. Como a ventoinha faz o ar circular, este para além de trazer vento fresco leva ácaros, pólen e outros alergénios até ti.
“Se estiver sempre a espirrar, apresenta rolhos lacrimejantes, nariz a pingar, comichão na garganta e até dificuldades respiratórias, certifique-se de que não há pó nas pás da ventoinha", aconselha o especialista.
Quanto maior é o tempo em que estás exposto a uma ventoinha em funcionamento, de acordo com Martin Seeley, maior é também a probabilidade de teres congestão nasal e ficares com o nariz e com a garganta secos e ainda um bónus – dor de cabeça.
Se achas que estes são os únicos problemas que podes ter por deixares a ventoinha ligada ao mesmo tempo que tens o teu descanso noturno, pensa duas vezes. Os teus olhos sofrem também com este hábito e podem acabar secos e irritados.
O teu corpo também vai gritar por socorro e podes, ao invés de um sono restaurador, despertar com rigidez no pescoço ou com dores musculares.