A vida de Francisco mudou para sempre em junho deste ano, depois de uma explosão, em casa, lhe ter levado a família. Os pais e a irmã de Francisco, de 9 anos, morreram e ele foi o único sobrevivente.


Com apenas 13 anos, Francisco carrega no corpo - tem várias queimaduras - e na alma as marcas de uma tragédia que mudou a sua vida para sempre. Num momento de rara coragem, Francisco decidiu falar publicamente pela primeira vez sobre o acidente e fê-lo através do canal de Zachery Dereniowski, um influencer canadiano conhecido por ajudar pessoas.


No vídeo, Francisco relembra com tristeza o instante da explosão: "O meu pai foi tomar duche, foi para o chuveiro e [a casa] explodiu. Acordei com o estrondo".


Zachery, sensível ao sofrimento do jovem, procurou trazer um pouco de alegria ao seu dia, perguntando sobre o que o faz sorrir. Francisco, com a timidez de um adolescente, contou que ama futebol, admira Cristiano Ronaldo e torce pelo Benfica. Mas foi ao falar dos seus pais e da irmã que sua voz tremeu: "Gostava de ter passado mais tempo com eles, vê-los mais uma vez", confessou, antes de deixar uma mensagem poderosa ao mundo: "Passem tempo com quem gostam, a fazer o que mais gostam de fazer, porque isso pode desaparecer para sempre".


O vídeo já se tornou viral, contando com milhões de visualizações. Zachery não ficou por aqui. Para além de ter presenteado o menino com uma bola de futebol, bilhetes para ver o Benfica quando recuperar e 1000 euros. Além disso, anunciou a criação de uma angariação de fundos online para ajudar Francisco com as despesas médicas e com seu futuro, que já arrecadou mais de 80 mil euros.


(Imagens: Instagram)