São muitos os pais já a sonhar com o regresso às aulas, apesar de ainda faltar um mês. No entanto, na Dinamarca, as escolas já se preparam para receberem os alunos para mais um ano letivo.


Todos são bem-vindos, menos os telemóveis, que ficam à porta da sala de aula. Imagina entrar na sala de aula e, ao invés de te sentares na secretária, diriges-te ao "hotel para telemóveis".


Na Dinamarca, é assim que muitos alunos começam o dia. Esquece o Wi-Fi para a última olhadela nas redes sociais ou aquela verificação rápida de uma notificação – os telemóveis ficam do lado de fora, a descansar, enquanto os alunos se focam no que importa: as aulas.


Esta nova regra foi implementada logo antes do início do ano letivo e não é só o telemóvel que está a ser colocado de lado. A Dinamarca, conhecida por ser um país líder na digitalização da educação, decidiu que é hora de equilibrar a tecnologia com a concentração. Por isso, bloquearam também o acesso a sites de jogos, redes sociais, apostas e compras, em computadores e tablets dentro da escola.

Segundo o The Copenhagen Post, o Ministro da Educação, Matthias Tesfaye, defende que, apesar de a tecnologia ter um papel importante na educação, os telemóveis já estavam a ocupar demasiado espaço nas escolas.

Até ao sétimo ano, os alunos deixam os telemóveis no "hotel", uma caixa onde ficam guardados em segurança. Os estudantes do Ensino Secundário têm um pouco mais de liberdade, podendo usar os telemóveis nos intervalos. Mesmo assim, nas aulas, a regra é clara: sem distrações digitais.



Os dinamarqueses estão a redefinir a relação dos estudantes com a tecnologia, o que não deixa de ser curioso, vindo de um país tão digitalizado, mas que está a lembrar ao mundo de que, às vezes, desligar é a melhor forma de conectar com o que realmente importa.