No sábado, 17 de agosto, os céus de várias cidades portuguesas, como Fundão, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Ponte da Barca e Viseu foram palco de um espetáculo natural que deixou muitos de olhos postos no horizonte. Nuvens com formatos intrigantes, lembrando OVNIs, dominaram o céu e despertaram a curiosidade de quem as observava.


Essas nuvens, achatadas e redondas, algumas parecendo discos voadores e outras com um curioso formato de donut, rapidamente se tornaram o centro das atenções nas redes sociais.


Este é, espanta-te, um fenómeno mais comum do que aquilo que se pensa. Já não é a primeira vez que estas nuvens aparecem, em Portugal, e, segundo o site MeteorologiaEnRed, trata-se de nuvens lenticulares, que são geradas na presença de vento forte e intenso. Por norma, surgem perto de áreas montanhosas, "onde o ar, uma vez que colide com as formações rochosas, é forçado a subir", de acordo com o site MeteorologiaEnRed.


Este fenómeno demonstra como a natureza pode surpreender, transformando um simples olhar para o céu numa experiência quase surreal.