Setembro marca o regresso a muitas rotinas: o regresso às aulas, ao trabalho – especialmente para quem tirou férias em agosto – e, claro, ao tempo mais instável e outonal. Como se quisesse reforçar esta tradição, o mês de setembro chega acompanhado de uma “depressão com expressão em altitude” que promete manter o tempo incerto nos primeiros dias.


Esta formação atmosférica, localizada entre a Península Ibérica e as Ilhas Britânicas, traz consigo chuva e vento, como alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


A previsão para esta segunda-feira, dia 2, é de um céu “em geral muito nublado”, que gradualmente dará lugar a aberturas de sol, a partir do meio da manhã, começando no interior e estendendo-se até ao litoral. Há também a possibilidade de ocorrência de chuva fraca ou chuvisco no litoral e uma pequena descida da temperatura.


Os termómetros, esta semana, vão variar muito pelo país. Enquanto que em Viana do Castelo estarão 22 graus de máxima e chuva, em Faro estarão uns belíssimos 31 graus de máxima e com sol.


Na terça-feira, dia 3, a previsão é de um céu “pouco nublado ou limpo”, com possíveis períodos de maior nebulosidade no interior norte e centro, onde poderão ocorrer aguaceiros até ao meio da tarde, sobretudo em zonas de serra. A temperatura desce ligeiramente, excepto no litoral norte e centro, onde a máxima se mantém estável.


Portanto, o que se pode esperar de setembro? Um verdadeiro carrossel de emoções! E o tempo também vem contribuir para isso.