A primeira chávena de café ao despertar parece que nos tira daquela sensação de sono permanente e nos dá energia suficiente – ainda que mínima – para acharmos que vamos ser capazes de enfrentar o dia que nos aguarda.


Como toda a energia (equiparada á dos carros elétricos) esta não é infinita e precisamos de recarregar baterias ao longo do dia e assim rendemo-nos a mais um café a meio da manhã e depois de almoço – basicamente naquelas alturas em que parece que os nossos olhos estão a ser fechados por mãos invisíveis. Provavelmente já te disseram que beber muito café faz mal – e não estão totalmente errados, em excesso pode ser prejudicial – no entanto, beber café de forma equilibrada pode ser benéfico para o cérebro e para o coração.


Uma das razões para beberes café é mesmo a cafeína, que te dá os níveis de energia de que precisas, e que é um estimulante natural que bloqueia o neurotransmissor inibitório do cérebro que promove o sono e te tira a excitação – que só é bem-vindo quando precisas de descansar.


Para acrescentares à tua lista de razões para beberes café, o portal The Conversation, conhecido por publicar artigos académicos e trabalhos científicos, dá uma ajuda e divulgou que beberes cerca de 240 ml desta bebida por dia é uma dose de vitaminas para o organismo e é também rica em antioxidantes.


Como se todos estes benefícios não fossem suficientes, o café previne, de acordo com o estudo, ainda outros problemas de saúde. Mas atenção porque em excesso pode provocar nervosismo, sintomas depressivos e perturbações do sono.



Doenças cardiovasculares

Muito se fala do ritmo cardíaco quando se bebe esta bebida, mas a verdade é que esta ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco, assim como outras doenças cardiovasculares, segundo informações divulgadas pelo The Conversation. No entanto, estes benefícios são apenas válidos se o consumo for moderado.


Diabetes tipo 2

Uma defesa que ninguém esperava – beber café aumenta a capacidade de produção de glucose que reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Se bebes esta bebida com açúcar talvez o benefício não seja assim tão grande.


Cancro

Qualquer ajuda conta e o café é um aliado na prevenção de vários tipos de cancro como do útero e do cólon. Segundo um estudo publicado na página da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, citado pelo The Conversation, esta bebida pode reduzir em 18% o risco.


Doenças neurodegenerativas

Mais um ponto positivo para beberes o teu café sem culpas. O consumo moderado está associado à redução do risco de desenvolvimento de doenças como Parkinson e demência.


Doenças hepáticas

O teu fígado também fica protegido com esta bebida, que mais parece um super-herói disfarçado. O café diminui o risco de cirrose e cancro através da regulação dos níveis da enzima do fígado.


Saúde mental

O problema que assombra a sociedade atual pode ter um aliado no café. Uma investigação norte-americana afirma que quem bebe cerca de quatro chávenas por dia tem menos 53% de probabilidade de cometer suicídio.


Esperança média de vida

As defesas que dá só podiam resultar em mais anos de vida. O consumo de café durante 12 ou 13 anos faz com que o risco de morte seja mais reduzido, de acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA.