Se és do Porto, há novidades para ti. O teu mês de dezembro vai ser mais iluminado e, se gostas do Natal, vais adorar saber o que vai acontecer.


As iluminações de Natal, este ano, vão aumentar e até a árvore de Natal deve ser aumentada. A informação foi confirmada pela Associação de Comerciantes do Porto à Lusa, citada pelo Jornal “Público”, que avança que 94 ruas da cidade do Porto vão encher-se de luzes de Natal, mais três do que em 2023. Também revelaram que a icónica árvore na Avenida dos Aliados deverá ter, no mínimo, 30 metros de altura – não vais conseguir fugir às festividades mesmo que queiras.


Rubens de Carvalho, o presidente da Associação, afirmou que o pinheiro, em 2024, será semelhante ou até maior do que o do ano passado, que tinha 30 metros de altura e 15 de diâmetro. E, como se não bastasse, outras 13 árvores pequenas e 3 médias estarão espalhadas pela cidade.


O número de motivos decorativos, um essencial nesta época festiva, também não foi esquecido e será aumentado para 876 este ano – em 2023, era de 846.


A 26 de setembro, a Associação lançou um concurso público internacional para as iluminações, estruturas elétricas e para a árvore de Natal com um preço base de cerca de 520 mil euros, um aumento de 60 mil euros em comparação com o ano anterior.


Só te falta apontar na agenda quando podes vê-las: As luzes devem ser oficialmente ligadas no dia 1 de dezembro, entre as 17h30 e as 18h. Após essa data, as iluminações deverão funcionar de domingo a quinta-feira entre as 17h30 e as 23h, e sexta-feira, sábado e vésperas de feriados entre as 17h30 e as 24h. E tens até ao dia 7 de janeiro para as ver, data em que deve ocorrer a desmontagem das estruturas.