Aceder a redes sociais como o Facebook, Instagram ou TikTok vai ficar mais difícil na Austrália. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese anunciou esta terça-feira, dia 10 de setembro, que vai ser fixada a idade mínima para utilizar as redes sociais em 14 ou 16 anos, limitando a utilização das mesmas por parte dos jovens.
Anthony Albanese avançou ainda, em declarações ao Australian Broadcasting News, que a medida deveria entrar em vigor ainda este ano.
“Os pais querem que os filhos larguem os telemóveis e querem vê-los em campos de futebol. E eu também”, disse o primeiro-ministro australiano ao mesmo meio de comunicação.
“Queremos que eles tenham experiências reais com pessoas reais, porque sabemos que as redes sociais estão a causar danos sociais. Isto é um flagelo. Sabemos que há consequências para a saúde mental”, disse, ainda, o primeiro-ministro australiano.
A idade mínima ainda não está decidida, mas deverá situar-se entre os 14 e os 16 anos, e será feito um teste de verificação da idade nos próximos meses antes da entrada em vigor desta nova lei, no entanto, os analistas têm dúvidas se será tecnicamente possível impor um limite de idade online.