O preço das casas em Portugal está cada vez mais alto e comprar ou arrendar habitação torna-se cada vez mais complicado para quem ganha um salário inferior. Não é de estranhar, por essa razão, que, no retorno da moeda, algumas cidades portuguesas sejam bastante rentáveis para proprietários e investidores do setor imobiliário.
Segundo a ‘Global Property Guide’, uma consultora imobiliária que compila dados sobre o mercado habitacional em diversos países, baseando-se em estatísticas fornecidas por entidades oficiais, citada pela NIT, Setúbal surge como a cidade portuguesa onde comprar uma casa para arrendamento dá maior retorno – a rentabilidade média é de 6,51 por cento. Também as cidades do Porto, Faro Aveiro e Braga aparecem destacadas na publicação com taxas acima dos 5 por cento.
Lisboa não ficou fora desta lista e é a sexta capital europeia onde é mais rentável investir na compra de uma casa para a arrendar posteriormente. De acordo com a informação disponibilizada no estudo, a capital portuguesa tem uma rentabilidade bruta de arrendamento de cerca de 5,65 por cento.
As cinco capitais europeias que ficaram à frente de Lisboa foram Dublin, na Irlanda, que ficou em primeiro lugar nestes dados, com 7,33%. Em segundo lugar ficou Roma, com 6,82%, depois Riga, com 6,46%, Bucareste, com 6,3% e, ainda, Podgorica, com 5,7%.
O estudo avaliou a rentabilidade de 32 países europeus e teve em conta os preços médios de venda de imóveis e os valores das rendas praticadas.