Já ouviste falar das chamadas mudas que têm vindo a aumentar, cada vez mais? Este é um novo método de burla que está a deixar as autoridades em alerta.


O que caracteriza estas chamadas, tal como o nome indica, é o silêncio no início, com o objetivo de verificar se o número de telefone é válido e para perceber se os números são válidos para futuras burlas.


Depois há uma outra burla, que anda por aí a circular, em que se fazem passar por gestores de carteiras de criptoativos, utilizam dados pessoais da vítima, como o nome e o e-mail, para parecerem mais credíveis.


Este esquema fraudulento utiliza números com indicativo português para dar uma falsa sensação de segurança, mas quem está do outro lado da linha, geralmente, fala em inglês com sotaques de regiões fora dos EUA ou do Reino Unido, o que já pode servir de alerta.


Durante a chamada, tentam convencer a vítima de que esta possui uma conta antiga com um valor elevado em criptoativos, prestes a ser desativada. O truque está em solicitar um depósito de centenas de euros para "abrir uma nova conta" e recuperar o saldo. No entanto, esses fundos acabam numa carteira virtual de difícil rastreamento, controlada pelos burlões, e dificilmente a vítima consegue recuperar o dinheiro.

Por isso, para te protegeres deste tipo de burla, o melhor é desligar a chamada imediatamente e não partilhar informações pessoais. A identificação correta do nome e e-mail não garante que a chamada seja legítima, e qualquer pedido de pagamento deve ser encarado com extrema desconfiança.