As nossas queridas e portuguesíssimas sardinhas têm, agora, um lugar de destaque no Oceanário de Lisboa! E que bem merecido!
As sardinhas fazem parte de Portugal, da nossa cultura e da nossa alimentação desde sempre.
São tão emblemáticas do nosso país que as há estampadas, esculpidas, desenhadas, bordadas, gravadas, impressas, escritas e moldadas em tudo quanto é souvenir e merchandising nacional.
Parece que só faltavam mesmo no Oceanário! Agora, já lá estão! Visitado por centenas de turistas, portugueses e estrangeiros, o Oceanário inaugurou um aquário, com um cardume de sardinhas da costa portuguesa, recriando o ambiente do oceano Atlântico onde elas habitam.
Agora também representada no Oceanário, a espécie de sardinhas da costa portuguesa pode ser vista e reconhecida por todos os visitantes, e ainda sensibilizar para que o consumo da sardinha seja equilibrado e respeite a sustentabilidade dos mares.
Fica o desafio! Vai até ao Oceanário de Lisboa ver este novo aquário que recria o ambiente atlântico das sardinhas e sabe mais coisas sobre este verdadeiro símbolo de Portugal, como por exemplo, que as sardinhas acumulam gordura durante o verão o que faz com que ganhem energia para que se possam reproduzir nos meses a seguir.