São milhares os portugueses que se encontram fora de Portugal pelas mais diversas razões e que desejam voltar ao país, mas as ligações aéreas ou estão cheias ou foram mesmo cortadas. Muitos estavam de férias, outros em missões humanitárias, outros em trabalho e muitos em programas universitários, doutoramentos ou estágios.


São vários os propósitos que os levaram a estar fora de Portugal. E são também diferentes as situações em que se encontram: muitos estão nos aeroportos, outros conseguem manter-se nos locais onde passavam férias e outros estão em casas ou hotéis. Mas todos aguardam ansiosamente um telefonema, um e-mail, uma indicação!


As autoridades portuguesas, nomeadamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros, estão a fazer os possíveis para conseguir repatriar estes milhares de portugueses. A tarefa não será fácil porque são muitos e espalhados pelo mundo inteiro.


O Ministérios dos Negócios Estrangeiros criou uma linha de emergência para os portugueses que se encontram no estrangeiro.


Os portugueses retidos, nas mais diferentes partes do mundo, têm recorrido às embaixadas e aos consulados. Com maior ou menor apoio, são muitos os relatos que enchem as redes sociais e que têm chegam aos próprios órgãos de comunicação social.


Vamos todos ter esperança!