Sem spoilers! Podes continuar a ler!


Podemos estar mais sensíveis, é verdade, mas este momento de emoções mais à flor da pele, que vivemos por estes dias, não tira um milímetro de impacto ao filme de que todos falam, agora.


Chama-se “Milagre na cela 7” e conta a história incrível de um pai e de uma filha que o ama incondicionalmente. Mostra-nos ainda como as pessoas boas podem modificar as menos boas. Pela força do amor, pela força da ingenuidade, pela força da coragem ou pela força da perseverança e do acreditar até ao fim sem limites… qualquer uma destas forças contamina o mal e transforma-o em bem!


A história tem o seu “quê” de conto e de utopia, mas a lição que dela tiramos é universal e preciosa. Quando acreditamos muito, podemos conseguir. E são todos estes ingredientes que têm posto o mundo inteiro – ou quase – a chorar de emoção.


É um filme bonito. Tão bonito que até nos esquecemos que é falado em turco. O que prova – e é um clichê – que o amor e a forma como se espalha e se comunica não tem “língua”.



Este encantador filme turco, de 2019, deixa nas cabeças de todos a expressão "Lingo, lingo... Şişeler” que quer dizer, à letra, “Lingo, lingo... Garrafas."

E esta “frase”, que aparentemente não faz qualquer tipo de sentido, “Lingo, lingo… Garrafas”, passou a ser não só mundialmente conhecida como também a carregar um mundo de emoções em si, para além de despertar uma enorme curiosidade.


Afinal porque é que, nos momentos de maior intensidade emocional, no filme, se diz “Lingo, lingo… Şişeler”?

A expressão é simplesmente típica de canções do folclore turco e todos os turcos conhecem a expressão apesar de, na verdade, “Lingo, lingo… Şişeler” não ter um significado específico.


O que é certo é que o filme “Milagre na cela 7” é bonito e desperta, em quem o vê, uma vontade grande de ser tolerante, sincero, transparente, amigo e bom. Simplesmente bom.


“Lingo, lingo… garrafas” ❤