Foi no final de junho que o Governo decretou o estado de calamidade em 19 freguesias nos concelhos de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Sintra.


Durante cerca de um mês, os habitantes destes concelhos viveram com algumas restrições, uma vez que houve a necessidade de adotar medidas excecionais para evitar que possíveis surtos deflagrassem e se alastrassem.


Ao que parece, as medidas adotadas deram resultado e os números de infeções começaram a estabilizar. Por isso, o Governo pode levantar o estado de calamidade, passando, assim, as 19 freguesias para estado de contingência.



A decisão foi tornada pública depois de uma reunião entre o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e os cinco autarcas de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas.


"Não há hoje razões para distinguir estes cinco municípios da restante Área Metropolitana de Lisboa" revelou Eduardo Cabrita.


No entanto, a possibilidade de levantamento do estado de calamidade não indica o fim das medidas aplicadas nestes concelhos. As restrições vão manter-se para que continue a existir uma maior vigilância e controlo.


Assim, as lojas vão continuar a encerrar às 20 horas, os supermercados às 22h horas, tal como os restaurantes, e a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na via pública mantém-se.


A verdade é que, mesmo com esta alteração, é importante continuares a respeitar as medidas de prevenção e a fazer a tua parte. Por ti, pelos teus familiares e amigos, e até pelos desconhecidos com quem diariamente te cruzas na rua.