Por ser um veículo prático, leve e que pode ser usado por qualquer pessoa que cumpra os requisitos mínimos da arte do equilíbrio, a bicicleta é muitas vezes utilizada de forma incorreta. Sim, porque a bicicleta apesar de não ser um veículo a motor, também tem de respeitar o código da estrada.


Em Portugal, as bicicletas são equiparadas aos restantes veículos a motor. Podem circular em todas as vias e não apenas nas ciclovias.


Por isso, os sinais vermelhos são para cumprir, as paragens nas passadeiras para os peões atravessarem também e a velocidade idem. Ainda que não haja um limite estipulado, como para os carros, cabe a cada um ter uma condução segura.



Em Espanha, a câmara de Boadilla del Monte, perto de Madrid (Espanha), já está a controlar a velocidade dos ciclistas e a multar quem ultrapassa o limite de velocidade, estipulado para os 20km/h, segundo o jornal El Español.


“Quem te avisa não é traidor, estamos a fazer controlo de velocidade (radar)”, lê-se na publicação da polícia feita no Twitter.



O controlo da velocidade das bicicletas começou a ser feito em Espanha, em junho, depois de a polícia ter recebido algumas queixas relativamente à velocidade (elevada) que alguns ciclistas atingiam.


Esta medida apanhou alguns ciclistas desprevenidos e nem todos concordam. “Chegar a 20km/h de bicicleta é muito fácil e as montanhas são extensas. Não vejo por que não posso andar um pouco mais rápido sem colocar os peões em risco, pois eles geralmente não chegam tão longe nas estradas”, disse Juan Carlos, um ciclista da comunidade de Madrid, à mesma publicação.

O controlo da velocidade das bicicletas ainda só é feito a nível local, mas poderá vir a ser aplicado a outros municípios de Espanha. Quem sabe se esta medida não chega também a Portugal.