Portugal é o país europeu culturalmente mais próximo do Brasil. Segundo os dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), fornecidos ao PÚBLICO, o número de brasileiros a viver em terras lusas atingiu o maior valor de sempre: quase 151 mil.


São vários os fatores que levam os brasileiros a escolherem Portugal como a sua segunda casa. Mas há alguns que se destacam:


Gastronomia


Apesar de existirem iguarias que nos unem ao Brasil, os brasileiros não ficam indiferentes à nossa gastronomia. O clássico bacalhau, os enchidos, a francesinha, a nossa versão da feijoada, o pastel de nata ou o de Belém e os nossos vinhos não são alheios a ninguém.



Custo de vida


Portugal é dos países europeus mais baratos para se viver. É possível ter qualidade de vida sem se ter muito dinheiro e isso é um fator que também atrai os brasileiros a terras lusas.

Clima


Não temos o sol do Brasil, nem as águas quentes das praias brasileiras, mas o nosso clima também encanta. É de fácil adaptação, porque, salvo algumas exceções, não temos temperaturas extremas, tanto no verão como no inverno.



Língua


O nosso português não é exatamente igual, mas ajuda e muito na adaptação dos brasileiros a Portugal. É verdade que falamos num ritmo mais acelerado, temos expressões que mais ninguém usa e um sotaque cerrado.

Para qualquer brasileiro que chegue a Portugal, é importante saber isto: ônibus é autocarro, carona é boleia, açougue é talho, celular é telemóvel, Café da Manhã é pequeno-almoço, e muito mais.

Segurança


Segundo o relatório do site Institute for Economics & Peace, Portugal é o terceiro país mais seguro do mundo e está apenas “atrás da Islândia e da Nova Zelândia”. Este facto não significa que não exista criminalidade no país, apenas é reduzida comparativamente a outros países.


Estas são só algumas das razões pelas quais os brasileiros cruzam o oceano para rumarem até Portugal. O nosso país está de braços abertos para oferecer o que de melhor tem a todos aqueles que nos visitam, seja por uns dias, semanas ou anos.