No dia 8 de agosto, pelas 19h30, uma mulher entrou num café, em Paju, na Coreia do Sul. Fez o seu pedido e subiu ao segundo piso do estabelecimento, onde se sentou numa mesa que estava junto ao ar condicionado. Pelas 22 horas, hora do fecho do café, saiu.
Esta história está a ser amplamente difundida pela imprensa sul-coreana, uma vez que a mulher estava infetada com Covid-19 e contagiou 27 clientes que se encontravam no café, dando origem a um surto que já afetou mais de 60 pessoas.
Apenas os empregados do café escaparam ao contágio porque estavam a usar máscara. Já os clientes, que ficaram infetados, encontravam-se sem máscara por estarem a comer e a beber.
Esta ilustração, publicada por um jornalista, mostra como o vírus se poderá ter disseminado.
O espaço tinha as janelas fechadas e o facto de a mulher ter ficado junto a um ar condicionado poderá ter contribuído para a disseminação do vírus.
"Isto diz-nos muito sobre o papel das máscaras", afirmou à Bloomberg Ma Sang Hyuk, infecciologista do Changwon Fatima Hospital. "Podem não garantir 100% de proteção, mas não temos nada mais eficaz [para prevenir os contágios]."