São diferentes, são incríveis, são portuguesas e são umas fruto da criatividade de arquitetos e outras fruto da capacidade de adaptação do Homem à natureza.
Existem, em todo o mundo, casas e edifícios que desafiam a imaginação e que provocam a criatividade de quem as concebe e, em alguns casos, até uma certa loucura.
Certo é que olhar e ver uma casa ou um edifício diferentes das tradicionais quatro paredes com telhado “normal” e “habitual” causa surpresa e admiração. Afinal, alguém desafiou os cânones e ousou construir algo de diferente.
Em todo o mundo há casas incomuns, construções estranhas, edifícios que parecem desafiar a lei da gravidade e outros que quase desestruturam a nossa capacidade de entender a “forma”.
E em Portugal também!
Estes são alguns dos mais estranhos edifícios construídos em Portugal.
Se já conheces, não te vais esquecer deles com toda a certeza. Se ainda não conheces, aproveita um fim-de-semana e visita alguns deles!
Casa "Ourém" - Aldeia de Melroeira
Esta casa é da autoria do arquiteto Filipe Saraiva que resolveu desenhá-la como se fosse uma criança.
Cinco linhas, tal como todos nós desenhávamos casas, em pequenos.
O resultado é esta casa tão diferente das demais que lhe valeu um prémio de arquitetura, o International Architecture Awards 2018. A casa fica na aldeia de Melroeira, em Ourém, e ficou conhecida como a “casa de Ourém”. O interior é igualmente incrível.
Quinta da Pacheca
São 10 quartos dentro de barricas gigantes.
Chamam-se Wine Barrels e estão na parte mais elevada da propriedade o que permite, a quem lá está ou fica, usufruir de uma vista incrível.
É uma experiência diferente em edifícios bastante diferentes. Estes, também considerados, edifícios “estranhos” ficam na Quinta da Pacheca – que existe desde o século XVIII – em plena zona demarcada do Douro, Património Mundial da Humanidade atribuído pela UNESCO.
Cella Bar - Ilha do Pico, Açores
Fica na Madalena, ilha do Pico, e parece que juntou uma onda, um barco, uma baleia, uma pipa e uma caldeira de um vulcão. Tudo isto no mesmo edifício.
É o Cella Bar. Já disseram que é o mais bonito do mundo!
Recebeu, em 2016, o prémio de edifício do ano e tornou-se conhecido em todo o mundo.
Este edifício parece uma escultura em ponto grande e remete para todas aquelas realidades da ilha, numa grande integração com a natureza.
Casa do Telhado de Pedra - Penhas Douradas
Fica nas Penhas Douradas e há pouca informação sobre esta casa. Acredita-se que tenha sido construída para abrigo de pastores. A estranheza do edifício está no facto de o telhado e as paredes serem pedras gigantes.
Capela da Lapa - Vieira do Minho
A Capela da Nossa Senhora da Lapa foi construída no interior de um penedo. Fica no cimo do monte do Penamourinho, freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho.
O culto pagão às pedras de grandes dimensões, às antas e aos dólmens vem do período megalítico e é bem visível de norte a sul de Portugal.
Em alguns destes sítios, foram construídas capelas e outros locais de culto católico, reconduzindo tradições antigas, e muito enraizadas no povo, para a Fé católica.
A construção original da Capela da Lapa é do século XVII. Uma pastora avistou a imagem de Maria e, por essa razão, se construiu a capela, neste local.
Casa do Penedo - Fafe
Fica nas serras de Fafe, nas freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei.
Foi construída entre dois penedos enormes, a partir do telhado, uma forma rara de se edificar uma casa.
A Casa do Penedo está totalmente integrada na natureza envolvente e é considerada uma das casas mais estranhas do mundo.
A casa foi construída em 1974 e é toda em pedra com exceção das portas e janelas. Também o seu interior é feito de materiais rústicos, em harmonia com o exterior.