O Governo acaba de renovar o novo estado de emergência, que fica em vigor até dia 8 de dezembro. As novas medidas a ser implementadas ainda estão em estudo e só serão anunciadas ao país no sábado.


Para já, há muitos cenários em aberto. Marcelo Rebelo de Sousa ouviu, ao longo desta semana, todos os partidos e ontem, quinta-feira, o Governo reuniu-se com especialistas e parceiros sociais no Infarmed para discutir a evolução da Covid-19 em Portugal.




O jornal "Público" avançou esta semana que o Governo pondera fechar as universidades e politécnicos com pólos nos concelhos que entrem na escala de gravidade de infecção, assim como o encerramento de grandes superfícies comerciais, onde estão incluídos os centros comerciais e hipermercados.


Por outro lado, o ensino presencial nas escolas do ensino básico e secundário deverá continuar a ser preferencial e privilegiado, segundo contou o Presidente da República ao PEV.



Governo pondera deixar cair o recolher obrigatório aos fins de semana em 160 concelhos


O Governo pode vir a criar três escalões de concelhos e adotar medidas diferenciadas de contenção da covid-19 em cada um delesquanto maior for a incidência da pandemia, mais apertadas serão as restrições.

E, segundo esta medida, o recolher obrigatório às 13h, aos fins de semana, só será aplicado em concelhos com mais de 960 casos por cem mil habitantes, nos últimos 14 dias.

  • Concelhos até 240 novas infeções por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias: não se aplica o recolhimento obrigatório. Apenas estarão sujeitos às medidas gerais que se aplicam a todo o território nacional, como o controlo de temperatura corporal, a realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 a quem vai, por exemplo, ao centro de saúde, aos estudantes e trabalhadores do ensino, aos visitantes de lares de idosos;


  • Concelhos com 240 a 480 novas infecções por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias: aplica-se o recolher obrigatório entre as 23h e as 5h durante a semana e as universidades e politécnicos poderão ser encerradas;


  • Concelhos que tenham entre 480 e 960 novas infecções por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias: aplica-se o recolher obrigatório entre as 23h e as 5h, o possível encerramento das universidades e politécnicos, e as maiores superfícies comerciais – hipermercados e centros comerciais - em determinados períodos;


  • Concelhos que tenham mais de 960 novas infecções por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias: estão sujeitos a todas as medidas acima referidas e aplica-se ainda o recolher obrigatório aos sábados e domingos entre as 13h e as 5h, como aconteceu no último fim-de-semana.