É uma questão pertinente e é, possivelmente, uma dúvida que nos colocamos, todos os anos.
Parece que, segundo um estudo, também nesta matéria "menos é mais".
Isto porque um estudo desenvolvido pela Universidade de Toledo, em Ohio, revela que quanto menos presentes as crianças tiverem, mais felizes serão. O que está aqui em causa não é a quantidade, mas sim a qualidade. A brincar, as crianças aprendem a interpretar o mundo e desenvolvem as suas capacidades cognitivas, emocionais e sociais.
Por isso, e segundo esta lógica, “uma abundância de brinquedos reduz a qualidade das brincadeiras das crianças e, quanto menos brinquedos tiverem, mais irão beneficiar dos mesmos a longo prazo” refere a autora do estudo, Carly Dauch, numa entrevista à revista Infant Behavior and Development.
“Quanto mais presentes as crianças receberem, maior será a probabilidade de associarem os bens e a obtenção de coisas ao que é realmente importante” disse Dauch. "E essa é a tendência para desenvolverem uma forte orientação de valor materialista.”