Portugal prepara-se para entrar em mais um confinamento.
Apesar de poder vir a ter algumas alterações, em relação ao que vivemos em março e abril, a nossa rotina vai ser novamente condicionada com o início do novo confinamento.
Como já são vários meses de restrições e de limitações necessárias, a resiliência pode estar mais fragilizada e alguns especialistas deixam recomendações para que este novo confinamento possa ser mais harmonioso. Porque trabalhar a partir de casa, fazer pão ou festas virtuais já não tem o mesmo entusiasmo que teve no outro confinamento.
O mais importante é manter um espírito positivo.
Sabemos que é difícil, e nem sempre vai ser possível, e para isso o psicólogo Eric Earley partilha algumas dicas:
- Mexe-te. É importante fazeres todos os dias alguma atividade que coloque o teu corpo em movimento. Seja uma caminhada, yoga, meditação ou corrida;
- Reserva um tempo do teu dia para falar com amigos ou familiares, por chamada ou videochamada. Isto não só pode melhorar o teu humor, como o da outra pessoa.
- Faz tantas pausas no trabalho, quanto costumavas fazer no escritório. Como a rotina de teletrabalho é diferente, às vezes podes dar por ti mais horas seguidas sentado em frente ao computador. Não te esqueças que tirar 15 minutos para um café ou um chá pode fazer toda a diferença na produtividade.
- Dedica-te a uma nova atividade. Desliga-te, nem que seja por uns minutos, da realidade. Concentra toda a tua atenção num hobby. Pode ser pintar, costurar, jardinar, fazer tricot, cozinhar receitas diferentes, fazer palavras cruzadas, ler. Há inúmeras atividades a que te podes dedicar e que não envolvem contacto com o mundo digital.
- Estar consciente de quando começas a pensar demasiado ou a ter pensamentos negativos. Ao racionalizares os teus padrões de pensamento, mais facilmente consegues controlá-los, segundo Eric Earley. Se estiveres a lutar contra pensamento negativos, liga a um amigo ou distrai o teu cérebro com um livro, por exemplo.
Estes são conselhos simples, fáceis de aplicar e que podem fazer toda a diferença neste confinamento. Desafia-te e tira partido destes dias em casa.