Comer chocolate de leite de manhã pode ter efeitos surpreendentes

UM NOVO ESTUDO REVELA CONCLUSÕES INESPERADAS




Quem não gosta de um bom quadrado de um bom chocolate de leite? Aquele sabor doce que nos enche as ancas e aquece a alma. Há prazeres na vida demasiado bons para não serem quebrados de vez em quando.


E se te dissermos que comer chocolate de leite ao acordar tem efeitos inesperados e não são assim tão negativos quanto se pensa?

Um estudo publicado, em Junho, pela Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental trouxe algumas conclusões interessantes, sobretudo para os amantes de chocolate de leite. Primeiro, os efeitos do chocolate de leite podem variar dependendo da altura do dia em que se come. Segundo, pode não engordar assim tanto comer chocolate de leite todos os dias.

Neste estudo foram analisados os efeitos de comer 100 gramas de chocolate de leite todos os dias durante duas semanas, ou até uma hora depois de acordar ou até uma hora antes de adormecer, e de não comer chocolate nenhum. Os participantes deste estudo eram mulheres na pós-menopausa.

Verificou-se que, apesar de ingerirem todos os dias 550 quilocalorias extra por dia, ninguém do grupo (que comeu chocolate de leite) engordou.



Quer isto dizer que, se comermos chocolate de manhã, o corpo se apercebe deste excesso de energia e por isso aumenta o gasto energético ou diminui os desejos por comida? Ou pode ser algo mais específico nos conteúdos dos micronutrientes no chocolate? Estas são as questões colocadas por Frank Scheer, investigador e professor de Medicina em Harvard. E para as responder serão precisos novos estudos, com mais participantes e um maior período de tempo.


O que é certo é que o chocolate de leite surpreendeu com os seus efeitos e até os investigadores ficaram curiosos com esta situação. Será isto uma boa desculpa para começar a comer chocolate de leite todos os dias? Não confirmamos, nem desmentimos.




A RFM perto de ti