Patrões deixam de poder ligar aos funcionários em dias de descanso

OS FUNCIONÁRIOS PODEM DEIXAR DE ATENDER CHAMADAS FORA DO SEU HORÁRIO DE TRABALHO




No teu trabalho, costumas ser, muitas vezes, incomodado fora de horas? Estás prestes a pôr um pé fora do escritório e o telefone já está a tocar novamente? A conduzir para a casa e as mensagens não param de aparecer no teu ecrã?


Se esta é a tua realidade, podes deixar de ficar com os "cabelos em pé" e com os "nervos em franja" por o teu chefe te ligar tarde e a más horas. A realidade que muitos funcionários vivem vai chegar ao fim!



Os patrões e/ou empregadores vão ter de deixar de contactar os seus trabalhadores durante o período de descanso. Quer isto dizer que quando os colaboradores estiverem de folga, de fim de semana ou de férias, os chefes têm de deixar a chamada e/ou mensagem para o dia seguinte, exceto em "situações de força maior".


Esta nova alteração foi, esta semana, discutida e aprovada na Assembleia da República e na Comissão do Trabalho e Segurança Social, e vai aplicar-se a todos os trabalhadores. É válida para o trabalho presencial e também para o teletrabalho.


Assim sendo, o Código do Trabalho vai passar a prever que os empregadores têm o dever de abster-se de contactar os trabalhadores no período de descanso e a violação desta nova alteração "constitiui uma contraordenção grave". Os dias em que já não tens mãos a medir para atender as chamadas que recebes fora do teu horário de trabalho vão ter mesmo os dias contados!




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