O início de um novo ano pressupõe algumas mudanças. Ainda que nem todas sejam levadas avante, esta é uma altura em que o espírito de querer mudar alguns hábitos paira no ar. E isso vai desde alterações alimentares - correr atrás dos prejuízos do Natal e passagem de ano – a alterações na forma como se olha aos gastos - é altura de poupar e dar uns dias de pausa à nossa conta bancária.
Por isso, à semelhança do jejum intermitente, surgiu um novo: o jejum de gastos que promete ajudar-te a poupar algum dinheiro.
Como o jejum intermitente, no jejum de gastos também existem várias modalidades e tu só tens de escolher a que melhor se adapta à tua vida.
Dá uma oportunidade a um destes e vais ver que a tua carteira e conta bancária agradecem no fim!
O jejum dos 21 dias
É o nível mais exigente do jejum de gastos.
Aqui, o objetivo é não ter despesas durante três semanas. Com isto, não incluimos aquelas que são mesmo indispensáveis, como empréstimos de casas, carros, ou despesas de água, luz e internet. Por exemplo, tens comida em casa, mas apetece-te outra coisa e vais ao supermercado comprar os ingredientes. Neste desafio, vais evitar este impulso e usar todos os alimentos que tens em casa. A única exceção são os alimentos perecíveis. Idas ao cinema, ao cabeleireiro ou à manicure também são de evitar neste desafio.
O jejum da poupança semanal
O nível de exigência neste desafio é menor.
A ideia principal é evitar gastos supérfluos, como aquela camisola que gostavas mesmo de ter no teu armário - apesar de teres várias - ou jantar fora - e sim, aqui, também se inclui o encomendar comida. No entanto, aqui é permitido dares mais facilmente resposta a necessidades básicas durante a semana do que no desafio de 21 dias.
O jejum do fim de semana
O fim de semana é, por norma, os dias em que as pessoas gastam mais dinheiro. Saídas à noite, jantares ou almoços fora, passeios em família. O fim de semana é sinónimo de lazer e isso implica dinheiro gasto. Este desafio propõe-te exatamente o contrário: não gastares nada durante sexta-feira à noite, sábado e domingo. Isto não significa que te tens de trancar em casa. Procura atividades gratuitas como visitar exposições, monumentos ou ir para um jardim ler um livro, enquanto apanhas sol.
O jejum de uma semana
Pelo nome, pode parecer semelhante ao desafio do jejum da poupança semanal, mas não. Aqui, o objetivo é não gastar nada em sete dias. Provavelmente, ser-te-á mais conveniente fazeres este desafio no final do mês, altura em que esperas ansiosamente que o ordenado te caia na conta.
O jejum de 24 horas
Durante um dia, não podes gastar nem um cêntimo. É o mais fazível e o mais fácil. Não te promete grandes mudanças na conta bancária, mas terás a oportunidade de perceber onde gastas mais o teu dinheiro durante o dia. E podes repetir este jejum de 24 horas várias vezes.
Nota: não deves gastar no dia seguinte o dinheiro que poupaste nas 24 horas de jejum financeiro.
Se queres poupar dinheiro, o desafio do jejum dos gastos é indicado para ti!
Como vês, tens vários tipos de desafios, com diferentes exigências, que se podem adaptar facilmente à tua rotina financeira. Experimenta e vê o dinheiro a “crescer” na tua conta.