Brincar com bonecas ajuda a estimular o pensamento das crianças e torna-as mais empáticas

UM ESTUDO CONCLUIU QUE AS CRIANÇAS AO BRINCAREM COM BONECAS REFERIAM-SE MAIS AOS SENTIMENTOS DOS OUTROS

Jéssica Santos
Jéssica Santos


É a brincar que as crianças dão asas à imaginação, experimentam novas sensações, alargam os seus horizontes. E brincar com bonecas é importante para o desenvolvimento de uma criança, diz um estudo que conclui que para além de estimular o pensamento dos mais pequenos, ajuda-os também a falar sobre sentimentos, sobretudo os dos outros.


Ao brincarem com bonecas, as crianças estão a atribuir-lhes sentimentos, uma personalidade, criam um cenário e uma outra realidade. Que efeitos é que isso tem na criança? Neste estudo, desenvolvido pela Escola de Psicologia da Universidade de Cardiff, País de Gales, foram analisadas 33 crianças dos 4 aos 8 anos enquanto brincavam com bonecas de várias raças, tamanhos e sexos e com outros jogos, manuais e digitais.



Os investigadores notaram diferenças nestas diferentes brincadeiras. Quando brincavam com bonecas, as crianças “mencionaram mais vezes os estados internos de outras pessoas do que quando jogaram jogos de tablet”, diz o estudo. No caso dos jogos manuais ou digitais, as crianças falaram maioritariamente na primeira pessoa.


A neurocientista Sarah Gerson explica que “quando as crianças criam mundos imaginários e dramatizam com bonecas, elas comunicam primeiro em voz alta e depois interiorizam a mensagem sobre os pensamentos, emoções e sentimentos dos outros”. E isso pode trazer muitos benefícios para as crianças, como “aumentar as taxas de processamento social e emocional e desenvolver habilidades sociais, como a empatia”.



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